As perspectivas da economia e os desafios do setor imobiliário foram os principais temas debatidos na primeira Rodada de Mercado do ano promovida pela Ademi-ES. O evento exclusivo para associados e parceiros aconteceu no dia 13 de março e reuniu executivos dos ramos de incorporação, construção, administração de condomínios, arquitetura, loteamento, imobiliária e convidados.

O encontro em formato talk-show foi coordenado pelo presidente da entidade Sandro Carlesso e permitiu a todos os segmentos presentes explanarem sobre as oportunidades de desenvolvimento de novos negócios, além de acrescentarem ao debate informações relacionadas a cada uma dessas atividades que compõem a ampla cadeia do mercado imobiliário capixaba.

Destaque, ainda, para a participação de gestores da Caixa Econômica Federal, Banestes e Sicoob e a representação do segmento moveleiro, por meio da Danúbio Modulados, e do aço, com a presença da ArcelorMittal Tubarão.

Na avaliação do convidado Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob-ES, o evento foi oportuno por reunir toda cadeia imobiliária. “A Rodada de Mercado serviu para a promoção de um debate de ideias e troca de experiências. Todas as informações e análises colocadas no encontro por diversos atores do setor vão contribuir para uma atuação ainda mais eficiente e efetivamente positiva para o mercado imobiliário capixaba”, destaca.

O Gerente Regional Norte da Caixa Econômica Federal, Fábio Ronchi, também parabenizou a iniciativa da Ademi-ES pelo formato desenvolvido para a realização do evento. “A Rodada de Mercado foi excelente. Sugiro que estes encontros sejam trimestrais. A proposta de reunir diversos players da construção civil permite um diálogo aberto e aproximação”, ressalta.

Já o diretor-presidente do Banestes, Michel Sarkis, destaque que a Rodada de Mercado foi um importante espaço de debate e troca de informações porque reuniu os vários segmentos que representam o mercado imobiliário, desde agentes financeiros a imobiliárias, arquitetos e fornecedores. “Uma visão ampla e heterogênea do que já está sendo executado e esperado para este ano. E foi bom ouvir que todos os segmentos percebem uma retomada de fato no volume de negócios, não apenas de prospecção, mas também de fechamento de negócios”.

O presidente da entidade Sandro Carlesso, responsável por toda mediação do debate, destaca que a Rodada de Mercado serviu para ampliar o acesso dos associados a informações relevantes sobre financiamento imobiliário, como também discutir os entraves e as oportunidades de crescimento do mercado.

“A presença do economista Antônio Marcus Machado, por exemplo, permitiu aos presentes discutir o cenário político-econômico do Brasil que tanto impacta o setor. Destaco, também, a presença do pesquisador da ArcelorMittal Tubarão, Johann Ferrareto, que apresentou tecnologias com aço para obras. Foi um evento inédito, com bancos apostando na retomada do mercado imobiliário e com perspectivas claras de liberação de crédito para financiamentos”, pontua.